Neurologista

10 dicas para melhorar nossa capacidade de retenção das informações

1) Ambiente Adequado 

Muito importante trabalhar trabalhar e estudar em ambientes apropriados. Silenciosos, iluminados e organizados. Assim o estimulo que interessa se destaca e a memorização é facilitada..

2) Fazer uma coisa de cada vez 

Esse é o principal erro, devemos focar no que estamos realizando e estabelecer as prioridades. De nada adianta nos preocuparmos com coisas que não serao resolvidas no momento exato. Seguindo essa dica voce em um curto periodo percebera que logo os eventos de esquecimento se tornaram mais raros.

3) Estar descansado 

O bom funcionamento cerebral depende de descanso. Dormir ao menos 8 horas ininterruptas de sono por noite com qualidade, sem isso o cansaço cerebral te levara a lapsos de memória. 

4) Alimentação

A alimentação influencia na capacidade de memorização. Prefira alimentos de facil digestao, fracionados durante o dia e em quantidade moderada.Refeição pesada e em quantidade exagerada desloca o fluxo sanguineo para os intestinos  e o cerebro fica mais lento e preguicoso. Para ajudar ainda mais beba bastante agua. 

5) Evite medicamentos para dormir

Muitos remedios para dormir são usados indiscriminadamente. Alguns deles podem um pouco a capacidade de memorização. Use os com senso e sempre com orientção medica.

6) Tratar depressao e ansiedade

Muito importante, a depressao lentifica os processos cerebrais, o esquecimento pode ser um sintoma de depressao. A mesma coisa ocorre com a ansiedade. A pessoa muito ansiosa esta sempre com uma pressao antecipatoria, sofre antes da hora, preocupa se antes da hora e esquese de viver o momento. A ansiedade leva diretamente a problemas de atenção e concentração.

7) Exercitar o cérebro 

Saia da zona de conforto. Coloque seu cerebro para realizar coisas novas. Faça coisas rotineiras de um jeito diferente. Aprenda outros idiomas, um instrumento musical, um novo esporte, seja criativo, exercite seu cerebro como se fosse um musculo. Um cerebro treinado é muito mais confiavel.

8) Evitar alcool e cigarro

O alcool é o inimigo da memoria. Voce passa do ponto e ja nao fixa nada. A longo prazo o alcool pode causar a atrofia cerebral. O tabagismo tambem é um vilão, favorece isquemias cerebrais, mesmo que pequenas e imperceptiveis que com o passar dos anos pode acarretar problemas cognitivos.

9) Inventar regras mnemonicas

É uma tercnica milenar usada por muitos estudantes decorar informaçoes escolaresde maior complexidade, como tabela periodica, formulas fisicas, datas historicas, etc. Uma das regras mnemonicas pode carregar uma informação pela vida inteira. Essas regras podem ser usadas para todo tipo de informação, durante todo o dia , facilitantdo o processo de evocação. 

10) Se expor e reviver boas lembranças

Memorias ligadas a emoção sao facilmente fixadas. As emoçoes positivas tem prioridade sobre as emoçoes negativas. Um fenomeno conhecdo como memoria seletiva. Viaje, Recorde, Reviva. Com o tempo seu cerebro se empenhara cada vez mais para retar as suas experiencias de vida. Porem se a dificuldaed aumentar com o passar da idade e com uma maior frequencia que atrapalhe suas atividades diaris, um medico neurologista deve ser consultado.

 

MARQUE SUA CONSULTA

SAÚDE SOCIAL 16 3720 2692 

 

Comentários

Especialidades

Cirurgião Geral

Cirurgia Geral

Clínico Geral

Clinico Geral