FISIOTERAPIA

DICAS PARA UMA POSTURA CORRETA

Pesquisadores alertam para boa saúde da coluna
Boa postura

Uma boa postura é aquela que apresenta bom estado de equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, de modo a proteger as estruturas de suporte do corpo (ligamentos, etc) contra lesão ou deformidade, que não seja fatigante, que não provoque dor, que seja funcional e esteticamente aceitável.

A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas no dia a dia, tais como o modo carregar pesso, modo de sentar, posições de dormir, vestir roupas, etc. além é claro de boa prática de exercícios posturais e do combate ao excesso de peso.   
 

Veja abaixo algumas dicas posturais.
    
Nenhuma postura é tão boa que possa ser mantida por muito tempo, movimente-se!
 

Dicas Posturais

 

Posição sentada

Procure manter pés apoioados, coxas tocando suavemente maior área possível do assento, a coluna ereta de modo a preservar suas curvas naturais. Se trabalhando com computador posisicione a tela de modo que a borda superior deste fique na altura do olhar para o horinzonte.   
     
Calçando os sapatos

Não curve o corpo para frente, abaixando-o até o chão. Sente-se, traga o pé até o joelho e calce o sapato.


 Posição de Pé

Sempre evite na medida do possível curvar a coluna para frente de modo a mantê-la ereta. Uma boa dica quando realizando trabalhos com o de passar roupas por exemplo, é improvisar um apoio e alternar os pés sobre ele sempre que a possição se tornar incômoda.
    
     
Carregando peso

Flexione os joelhos, pegue o objeto e posicione-o mais próximo do corpo possível, e com calma, levante-se  transferindo a carga para os músculos das pernas, que mais fortes que os da coluna.
Evite torções do corpo

Evite virar o corpo intensamente. O mais saudável é levantar-se da cadeira ou, se estiver no escritório, girá-la — use o mobiliário a seu favor. no carro sempre use os retrovisores nas manobras.
            
Posição Deitada

 De lado:, o travesseiro deve ser mais alto e acompanhar o contorno dos ombros;coloque um travesseiro entre as pernas, evitando que o joelho da perna de cima acabe indo parar no colchão, desalinhando a bacia;    

De barriga para cima: nessa posição, escolha um travesseiro baixo. Quem dorme com o abdomem para cima deve apoiar os joelhos sobre uma almofada para não forçar a lombar;   

De barriga para baixo: Evite essa posição para não forçar a curvatura lombar, mas caso essa seja a melhor posição coloque um apoio sob o obdomem para protejer a coluna lombar.

MARQUE SUA CONSULTA

SAÚDE SOCIAL

16 3720 2692

Comentários

Especialidades

Cirurgião Geral

Cirurgia Geral

Clínico Geral

Clinico Geral